
Santarém investe 1,7 milhões de euros no projecto
"O Jardim das Portas do Sol, a sala de visitas de Santarém que aguarda há décadas por obras de melhoramentos, vai ser requalificado. O presidente da câmara, Francisco Moita Flores, quer dar um novo impulso ao jardim mais emblemático da cidade, com financiamento do programa Polis. O custo da obra será de 1,7 milhões de euros e deve estar concluída no prazo de um ano.Já foi elaborado um projecto prévio por uma equipa de técnicos da câmara, que permitiu lançar o concurso público na segunda-feira. A complexidade do projecto deve-se ao facto do jardim se encontrar numa zona sensível de barreiras instáveis, parte das quais desabaram há seis anos atrás, destruindo dois troços de muralhas medievais, e ao elevado potencial arqueológico do local, que contém vestígios de ocupação humana desde a Idade do Ferro. O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, afirma que se mantêm a filosofia de intervenção, que pretende preservar o jardim romântico, e o programa definido por uma comissão que integrou o arquitecto Ribeiro Teles. Para não perder mais tempo, os técnicos da autarquia elaboraram já um projecto prévio para a requalificação. A valorização do Jardim das Portas do Sol vai implicar a construção de uma nova estrutura de apoio de bar mais leve e contemporânea do que o actual quiosque que será demolido. Será criado um centro de interpretação de apoio ao visitante, com um percurso arqueológico apoiado por sinalética e painéis.O espaço da antiga alcáçova vai ser o ponto de partida para os percursos histórico-culturais da cidade. Vão ser instalados dois miradouros virtuais para auxílio na interpretação e observação da paisagem da lezíria. O projecto contempla a construção de um anfiteatro para espectáculos ao ar livre e um parque infantil. O jardim das Portas do Sol ocupa uma área de 17 320 metros quadrados."
In DN de 27/05/07
5 comentários:
982 euros por metro quadrado?!?!
Que luxo!
=)
Beijos.
quanto a mim uma excelente ideia de um homem que muito admiro e que invejo não ser presidente da minha cidade. gosto muito de visitar este local quando vou a santarém e certamente irei visitá-lo assim que o projecto estiver concluído.
um beijinho.
Carecone, um luxo, sem dúvida!...mas a cidade merece. Como merecia o resto do património uma intervenção urgente, que tarda.A cidade é uma pérola que vale a pena preservar.É claro que no sopé do jardim deparamo-nos com o bairro pobre de Alfange, mas o Programa Polis não prevê tais opções. Aproveitemos esta.
Alice, leremos poesia no palco das Portas do Sol...também.:)
Talvez seja deserto,pois os camelos abundam...Mas a capital também está pejada deles.O ministro jamais les a vu...
lb,um oásis vai ficar o Jardim das Portas do Sol! A minha amiga Travessa já respondeu muito bem à dúvida quanto à nossa desertificação.:)
Pensando bem a OTA fica mais perto de Santarém que de Lisboa! Coisa de meio metro, talvez...Querem ver que ainda me passo para o lado Mário Lino! :)
Enviar um comentário