reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

domingo, maio 27, 2007



Santarém investe 1,7 milhões de euros no projecto



"O Jardim das Portas do Sol, a sala de visitas de Santarém que aguarda há décadas por obras de melhoramentos, vai ser requalificado. O presidente da câmara, Francisco Moita Flores, quer dar um novo impulso ao jardim mais emblemático da cidade, com financiamento do programa Polis. O custo da obra será de 1,7 milhões de euros e deve estar concluída no prazo de um ano.Já foi elaborado um projecto prévio por uma equipa de técnicos da câmara, que permitiu lançar o concurso público na segunda-feira. A complexidade do projecto deve-se ao facto do jardim se encontrar numa zona sensível de barreiras instáveis, parte das quais desabaram há seis anos atrás, destruindo dois troços de muralhas medievais, e ao elevado potencial arqueológico do local, que contém vestígios de ocupação humana desde a Idade do Ferro. O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, afirma que se mantêm a filosofia de intervenção, que pretende preservar o jardim romântico, e o programa definido por uma comissão que integrou o arquitecto Ribeiro Teles. Para não perder mais tempo, os técnicos da autarquia elaboraram já um projecto prévio para a requalificação. A valorização do Jardim das Portas do Sol vai implicar a construção de uma nova estrutura de apoio de bar mais leve e contemporânea do que o actual quiosque que será demolido. Será criado um centro de interpretação de apoio ao visitante, com um percurso arqueológico apoiado por sinalética e painéis.O espaço da antiga alcáçova vai ser o ponto de partida para os percursos histórico-culturais da cidade. Vão ser instalados dois miradouros virtuais para auxílio na interpretação e observação da paisagem da lezíria. O projecto contempla a construção de um anfiteatro para espectáculos ao ar livre e um parque infantil. O jardim das Portas do Sol ocupa uma área de 17 320 metros quadrados."

In DN de 27/05/07

5 comentários:

Anónimo disse...

982 euros por metro quadrado?!?!

Que luxo!

=)

Beijos.

Anónimo disse...

quanto a mim uma excelente ideia de um homem que muito admiro e que invejo não ser presidente da minha cidade. gosto muito de visitar este local quando vou a santarém e certamente irei visitá-lo assim que o projecto estiver concluído.

um beijinho.

sinédoque disse...

Carecone, um luxo, sem dúvida!...mas a cidade merece. Como merecia o resto do património uma intervenção urgente, que tarda.A cidade é uma pérola que vale a pena preservar.É claro que no sopé do jardim deparamo-nos com o bairro pobre de Alfange, mas o Programa Polis não prevê tais opções. Aproveitemos esta.

Alice, leremos poesia no palco das Portas do Sol...também.:)

Anónimo disse...

Talvez seja deserto,pois os camelos abundam...Mas a capital também está pejada deles.O ministro jamais les a vu...

sinédoque disse...

lb,um oásis vai ficar o Jardim das Portas do Sol! A minha amiga Travessa já respondeu muito bem à dúvida quanto à nossa desertificação.:)
Pensando bem a OTA fica mais perto de Santarém que de Lisboa! Coisa de meio metro, talvez...Querem ver que ainda me passo para o lado Mário Lino! :)