reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

terça-feira, outubro 24, 2006



Caixa forte

Vejo-as passar. Encantam-me pela ligeireza que concedem a quem ao ombro ou na mão as segura. Leves, minimalistas, arrumadas. Imagino-lhes os interiores perfeitos de ordem e de esmero. Como se possuíssem inteligência e à linguagem das donas não fossem estranhas, fornecem tudo com uma facilidade irrepreensivelmente competente. Prestáveis, servidoras, funcionais. À toillete dou mirada rápida... mas atenta!, não se me vá escapar algum detalhe em voga, mas onde me detenho boquiaberta é nelas. Diversidade nos tons, nas formas, nos materiais. Inovação estética constante e tentadora. Dão toque graduado a quem delas desfruta, pela graça, elegância e... excelência do tamanho.
Tanta competência incita-me à inveja e ao uso.Procuro-as. Revolvo-lhes em movimentos ansiosos as entranhas à procura de passagens secretas para dispensas, caves,túneis, subterrâneos... mas não são visíveis aos meus olhos, nem detectáveis pelas minhas mãos! Nunca serão para mim!
Malinhas de mão pequenas, femininas e lindas de morrer... desabridamente não, obrigada!
Preciso de espaço para pôr tudo o que me é imprescindível: chaves da escola, de carros, de casas daqui e dali, amuletos, agenda, telemóvel, tabaco, pinça, fio-dentário, pastilhas, barras energéticas, garrafa de água, a maçã, os batons, lenços, toalhetes, a carteira recheada de papéis e cartões desnecessários... e eu carregada, torcida, oblíqua, pendular, perdida... sempre, nas arrecadações e armazéns da minha caixa-forte.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que inveja que eu tenho do sexo oposto! Não têm este problema que tanto nos apoquenta.
Pela minha parte, ando há algum tempo a ver se descubro uma que reúna as seguintes condições:leve, com arrumação (vários compartimentos),barata... e, já agora ... também convém que seja bonita!

Anónimo disse...

Ai as malas...

Que poder secreto têm as malas sobre as mulheres ???

Será a mala-domus, o regaço acolhedor/gerador da família e dos haveres?

Será a mala-"kit da perfeição", "kit da totalidade" que nunca se alcança?

Ai as malas... A tal MALA só é possível encontrar à venda amanhã...

sinédoque disse...

Ai quem me dera a mala...ideal! A que tem tudo o que uma mulher precisa, em qualquer momento, em qualquer sítio...Domus seria, perfeita era e, na totalidade, me preencheria esta angústia de transportar quilos às costas e de me faltar sempre qualquer coisa que acho imprescindível ter, em determinadas situações.
Espero, então, por amanhã! smile