reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

quinta-feira, setembro 28, 2006



Genoma Tecnológico

A terra transformaram em aldeia e a aldeia em quintal e o quintal em canteiro. De mansões ou de casebres brotam em cachos das mãos de quem da cominucação rápida, ao segundo, não prescinde. Labirínticos percorremos o mundo, se para isso nos der. A plasticidade do espaço é uma nova característica do nosso mundo. Cruzamos oceanos e continentes em viagens de circum-navegação de convivência e trato reais.

Numa levitação antropológica viajemos no tempo percorrendo o testemunhado pela história e pela sociologia, recuemos ao habitat do Homo-Sapiens. A pedra lascada na mão pronta a arremessar, a desferir golpe mortal, por corpos desnudados sem impudor. A subsistência em toda a sua crueza e dimensão. A limitação da comunicação.

Hoje na mão um amontoado de conexões: fios, placas minúsculas, sensores, baterias, memórias, sistemas, sons, vozes , imagem e, novamente a nudez! Pela invasão, pela intromissão no espaço que até há pouco tempo era só nosso. Expostos movimentos que nos pertencem e que agora partilhamos com os outros, quase sem o ter por consciência, de uma forma obsessiva e controladora, quantas vezes. Vazia de fundamento, fundamentando, outras tantas, preenchimento de vazios e solidões.

O dia com mais de 24 horas pela rapidez impressa pela tecnologia. Cavernas de stress dentro de nós, pela competição com o tempo e com a máquina programada para nos superar. A ausência aparente de limites. A Terra a girar sobre um único dedo nosso, como berlinde de criança. Ilusão atómica.

No magma informe do tempo e do conhecimento, solidificámos formas de ínfima e inteligente precisão. Na aresta da rocha, o genoma de um novo mundo em gestação plena. Pronto a eclodir. E os nossos pés de barro ainda no passado.

1 comentário:

regato disse...

"o genoma de um novo mundo em gestação plena."... escreveu.

Em meados dos anos 80 descobri a "visão global/sistémica" no livro do francês Joel de Rosnay, "Le macroscope".

Perguntava/desafiava ele então: "que há de comum entre a ecologia, o sistema económico, a empresa, a cidade, o organismo e a célula?

Um livro escrito em 1975, 3 anos antes da IBM se ter lançado no sucesso com o seu primeiro computador pessoal, tornado possível pelo desenvolvimento do microprocessador (o cérebro do computador, o 8088, neste caso), mas que poucos poderiam adquirir pois custava uma fortuna.

Quando ainda ninguém podia imaginar o sucesso e a massificação dos computadores pessoais e da internet, já Rosnay falava numa possível sociedade (ecossociedade e ecossocialismo)onde se faziam referendos electrónicos baseados em terminais individuais ligados em rede e caracterizava essa ecossociedade como "a «convivialité»(convivência, partilha de momentos com os outros) mais as telecomunicações" tendo como referência a célebre frase de Lenine "O comunismo são os Sovietes mais a electricidade".

30 anos depois, ninguém nega a importância extraordinária (para o bem e para o mal) dos computadores pessoais ligados em rede (a NET) e das telecomunicações!

Num livro recente, "A revolta do proNETariado" (tradução minha),Rosnay escreve: "Os cidadãos do mundo estão em vias de inventar uma nova democracia. Não a e-democracia do voto à distância através da internet mas uma verdadeira democracia da comunicação. É uma nova democracia que se apoia nos «media das massas», emerge espontaneamente dinamizada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação a que estão associados novos modelos económicos".

Lembrei-me logo da importância dos "sms" há poucos anos, na convocação de manifestações em Espanha que levaram à queda da direita então no poder...

Ainda não li o livro todo (está em francês), mas deve interessar-lhe pois reflecte sobre o impacto das novas tecnologias no indivíduo e na sociedade.

E o melhor é que ele está disponível grátis na NET (ha, estas maravilhosas tecnologias que também podem servir para partilhar gratuitamente o conhecimento!...)!

Pode descarregar o referido livro em:
http://www.agoravox.fr/pronetariat/Pronetariat.pdf

Já agora, procure em Rosnay as ideias sobre a educação/ensino... são diferentes... e podem ser interessantes.