reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

segunda-feira, setembro 11, 2006



E a terra ficou suspensa

Tudo levava a crer que era montagem, filme de ficção, alucinação nossa que àquela hora tardia de almoço pedia alimento. Interrogativos os olhares, franzidas as testas pela imprevista inquietude que nos invadia, imobilizados os talheres que não concluíram trabalho pela surpresa na boca e paralisia súbita dos membros, procuravam-se respostas olhando em volta, descortinando quem da audição tivesse apuro e que nos descançasse o sobressalto .

Silêncio imposto pela magnitude do segundo embate. Em directo o terror, o medo, o futuro em brumas de fumo envolto. E a terra ficou suspensa...

Qual excalibur do mal, cravada no aço cosmopolita e na carne de inocentes. A dor da impotência sem rewind à vista nem Rei Artur salvador da desdita. E da palavra fez-se revolta e solidariedade.

Nada seria como dantes! O mundo fragmentava-se por ódios "divinos"e nova Divina Comédia se instalou, sem que Dante a tal assinasse. Do Purgatório não saímos, volvidos cinco anos. Contrapondo ao terrorismo a guerra infinita contra o mal, não como prevenção e defesa, mas no que de mais convencional e estratégico ela tem. A destabilização, a invasão, o ataque...uma ideologia a exponenciar os ataques e o terrorismo gratuitos.

E no cento de Manhattan a ferida continua aberta, expondo os danos sofridos e o que não se conseguiu fazer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bombas sobre Bagdad
(5 milhões de habitantes)

“( 03:06 - 21 de Março 03 )
Carlos Magno /TSF
O tiroteio desta noite serviu sobretudo para o presidente americano se declarar vencedor antecipado. Foram foguetes para festejar a derrota das nações unidas. Foram mísseis sobre a Europa que recusa a guerra. Foram tiros sobre a diplomacia internacional.


A verdadeira guerra contra o Iraque não vai ter cobertura mediática. Será uma guerra nas sombras, sem jornalistas como testemunhas porque, já se sabe e convém lembrá-lo hoje, a primeira vítima da guerra é sempre a verdade.”

Falta de "cobertura mediática" e "sem jornalistas como testemunhas" justificam menos "solidariedade"?

A terra não ficou também suspensa para quem assistiu e sofreu?

As feridas não continuam a ser abertas à bomba todos os dias?

NÃO SÃO BUSH e BIN LADEN AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA DO TERROR E DA INTOLERÂNCIA?

sinédoque disse...

Nem mais nem menos.E Bush parece o câmara-man que decide o que deve ir para o ar.