reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

quarta-feira, agosto 01, 2007

19etrocaopasso


De mim...

Da menina crescida em berço de campo olho as memórias dos tempos perdidos entre achados momentos telúricos. O sabor da terra quente, sentido no lamaçal inventado, sabia a ervas de verdade com flores por descobrir em herbários futuros. Chupar o caule das azedas à mistura com deliciosas flores de marmeleiro era manjar de pequena gourmet, adocicado na brincadeira partilhada, percorrida entre hortas desenhadas em esquadrias sábias da enxada e jardins de intenso cheiro a buxo, trazendo a magia da descoberta.
Motricidade trabalhada na global interacção com o espaço, sentida nos arranhões,nos joelhos esfolados, nas lascas invasivas, nas unhas que subiam as árvores como garras de felino. Ao fim do dia, mugia-se dos limões suco que arredasse sujidade em unhas de carvoeira. No Verão, ao calor expunha cabeça que do chapéu só via serventia para assento, e a cor da pele trigueira metia a mana em apuros" Mãe, vou lavar a Ti com lixívia". Corre-corre de gargalhadas e de sermões.

Quem se servia das unhas desta maneira a elas não dava valor comestível. Nunca dei, nem dou! Aos conselhos empenhados para não roer as unhas, aqui fica escrito, por linhas tortas, que não as roo, senão para figura de estilo aplicada a estados de alma. Não sendo as mesmas amêndoas perfeitas, andam sempre no tamanho certo que não me empate afazeres de meter a mão na massa. Aparadas de peles que rejeito, assim como de vernizes de cores, resplandecem brilho suave que olhos conhecedores sabem dos segredos da manicure ser a base, que em duplicada camada, me chega. Tomaria eu desdizer igualmente vício que as amarelam. Mas um dia destes saberão dessa pequena vitória.

5 comentários:

Anónimo disse...

Só faltaram as sapatarias cheias de chinelos, de folha de figueira!
A menina anda cheia de intenções para deixar os Slims!Faz bem a tudo, sem dúvida...mas é a velha questão: porque é que muito do que nos sabe bem, nos faz mal?
O tempo das amoras está aí...vamos mas é apanhá-las, soprar-lhes o pó e comê-las até ficarmos com a boca preta.

Beijos

Anónimo disse...

A foto foi tirada no casamento de quem?

sinédoque disse...

Lelé...como a coisa foi anteontem até me está a meter impressão não me lembrar!

Unknown disse...

Reminiscências da infância repletas de calor, aromas, sabores, tropelias e tantas outras que apetecem, tudo para voltar àquela questão cujo sabor não é agradável, o cheiro menos ainda e quanto ao prazer que possa proporcionar, leiga, digo que ficará aquém da envolvência do prazer dessas reminiscências.
Recordem-se outros paladares... quiçá com vista a substituir definitivamente esse tão pernicioso. Talvez os paladares dos morangos... do chocolate... do caramelo... que incendiam como gelo(numa altura de tantos fogos)...
;))


Um beijo

Anónimo disse...

Mas que belo nariz! E lindo texto...

=P

Bjks.