reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

domingo, agosto 20, 2006

O meu cão


Ainda sinto o apelo da praia.E volto sempre que posso com o mesmo entusiasmo da primeira vez que me lembro de ter visto o mar. A mesma ansiedade, o mesmo deslumbramento perante o horizonte líquido. Paleta de cores que marcou para sempre os gostos da minha vida.

Hei-lo!Sempre novo e pujante, ora chão ora revoltoso, tumultuoso. Sua força e estado selvagem exercem, em mim, uma sensual atracção de ser por ele envolvida, beijada. Refresco corporal de aromas intensos e inebriantes.

Foi num dia frio e chuvoso de Dezembro. Um casamento de uma prima levou-me até perto dele, e ali pela primeira vez, aos 8 anos, eu o vi e por ele me apaixonei. Batia na costa com a fúria de um Adamastor. Possante, vigoroso. Sugava a areia como se quisesse engolir a terra para depois a devolver num orgasmo suave de espuma branca que se estendia longamente a meus pés. Sapatos novos tiveram ali o seu baptismo, entre gargalhadas e ralhetes."Leva uma pedra no bolso" dissera-me a minha avó Guiomar. E eu sem pedra no bolso mas com o coração petrificado por tal experiência.
Visitas regulares durante a infância foram ausências sentidas. O trabalho sazonal dos pais assim o determinava e as praias fluviais estavam mais perto das minhas possibilidades de antanho. No rio Tejo, encontrávamos recantos onde nos refrescávamos, ainda o rio era limpo e confiável de águas, embora traiçoeiro nas correntes e redemoinhos. Todos os cuidados eram poucos. Até os meus cães me acompanhavam nesses banhos dominicais. Os meus cães...outra paixão. Deixei o Tejo. Os cães deixaram- me a mim para entrarem nas aventuras do além.
Hoje o cão da minha vida tem nome de rei-mago. Como eu gostaria que ele sentisse o apelo da gruta marítima e seguissemos juntos até ao berço do mar para ali o adorarmos. Mas não gosta de andar na viatura que conduzo. Certamente, preferiria ir de camelo, mas esse animal eu não tenho.
Duas paixões que nunca se cruzarão.

Sem comentários: