reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

sábado, agosto 19, 2006

Com as calças na mão...

Na passada sexta-feira, quando soavam as doze balaladas( qual conto de fadas inesperado), os professores, deste país, foram surpreendidos pela saída antecipada da lista definitiva de colocações. Louvável medida para tirar da memória o que se passou em anos transactos com os concursos de docentes.
Longe do seu ministério e muitos longe de casa, a gozarem as merecidas férias, foram apanhados de calças... melhor, de calções, paréos, biquinis... na mão. As 48horas que tinham para proceder à aceitação de escola tornaram-se um pesadelo para quem já anda sempre, nesta altura do ano, com o credo na boca.
A terra deixou de girar à volta do Sol. Parou.O céu anunciava tempestade e nuvens negras adensaram-se sobre as cabeças. As teorias de Copérnico e de Galileu foram postas de lado . A maré-cheia e vazia deixaram de ser assunto geocêntrico na vida destes veraneantes. Uma nova esfera armilar feita de anéis de comunicação e de órbitas de viajantes desnorteados, tomou lugar central na inércia daqueles dias.
Se Deus não dorme e nunca vai de férias, deve ser presidente de algum sindicato de professores, que rapidamente veio reclamar o prolongamento do prazo para a aceitação de escola. O bom-senso prevaleceu para os lados do ME e estes profissionais vão poder, até ao final do mês, resolver a situação profissional e usufruir dos dias do descanso desejado.
Acabou-se o estado de suspensão giratória da terra com suspiro generalizado, tendo a situação voltado, por enquanto, ao seu estado normal.
Não fosse o caso dos professores licenciados em Português/Francês, pertencentes aos Quadros de Zona Pedagógica, que foram ultrapassados por professores contratados e que se encontram, neste momento, com horário zero. Esperemos por novas do pressuroso ministério que, no calor da accão, se esquece de acautelar estes pormenores.
A esta hora há, certamente, ainda professores a sacudir a areia das calças que vestiram apressadamente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um concurso sem atropelos...Não está a pedir demais?!
Não se esqueça que os culpados da crise são os professores. Enquanto o ECD não os "esmagar" por completo, o ME tem de ir fazendo umas patifariazitas, para se irem preparando...

Anónimo disse...

Um concurso sem atropelos...Não está a pedir demais?!
Não se esqueça que os culpados da crise são os professores. Enquanto o ECD não os "esmagar" por completo, o ME tem de ir fazendo umas patifariazitas, para se irem preparando...

sinédoque disse...

Para nos irmos preparando para mais um ano de informação e contra-informação emanada do ME, diariamente.
Que excelente bode expiatório que arranjaram para a crise nacional.