reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

segunda-feira, abril 16, 2007


Tantos são os dias mundiais que nos perdemos dos menos divulgados e que ao consumismo não trazem benefícios. Sabemos de cor o da Criança, o do Pai, da Mãe, da Mulher, dos Namorados e mais meia-dúzia que vamos registando por excesso de alardo. Não querendo retirar importância à vida emocional, são estes lembretes da essência que deveria ser diária na relação com os outros. Da ascendência, descendência e cara-metade não deveria haver dia, por todos o serem. Mas outros há que passam por nós sem presente comprado na pressa do agrado. Alguns tão importantes que mereceriam honras de primeira página, de abertura de telejornal.

Hoje é Dia Mundial da Voz. Usamo-la a cada instante e não lhe dedicamos a mínima atenção até ao momento que percebemos que alguma disfonia nos ataca. Instrumento de trabalho para muitos. Para mim. Postal de personalidade, amostra do bem estar físico e psíquico do indivíduo. Ansiedade, stress, afectividade, sedução, sensualidade,alegria...e ela muda na intensidade, no timbre, no volume, na melodia. Expressão corporal de alta definição, num misto de cordas, músculos, respiração, postura. Aprender a colocá-la, ouvi-la, regar amiúde as pregas sonoras, fugir de ambientes poluídos e refrigerados, subtrair o tabaco e o álcool, é gostar da voz que temos, preservá-la.

Pelo sim pelo não vou beber um chá de perpétuas roxas e pode ser que acorde com a voz cristalina, pronta para mais um dia de trabalho.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu costumo falar alto, em mesa de bar, então... pfff! Depois de uns três copos de cerveja, eu não falo, eu grito! Um absurdo! No outro dia, ao acordar, aquela voz de trombone! hehehe! Chega a assustar!

Anónimo disse...

olá sinedoque. muitas vezes penso na voz. se a utilizo devidamente. se digo todas as palavras para que ela serve. se falo demais. se pelo contrário não lhe dou atenção. um dia mundial a reter pela faculdade de falar. cantar. trnasmitir... um beijinho. audível, espero :)

Anónimo disse...

errata: transmitir *

Anónimo disse...

The 'voice'.
Assim era conhecido Frank Sinatra, pela limpeza da sua voz.
Como é bonito através da voz transmitir a nossa alma (raiva, amor, tristeza, alegria....), afinal é através desse instrumento sonoro que nos damos a conhecer, se alguem não nos consegue descobrir por outros sinais (talvez deficiente descodificador)...mas isso agora não interessa nada.
Mantenhamos a nossa 'VOZ' com todos os cuidados, como criança necessitando de cuidados

sinédoque disse...

carecone, ambientes muito ruidosos levam-nos a elevar o tom da voz, gritar é péssimo para as cordas vocais. Devíamos todos ter aulas de terapia da fala!

Alice, muitas vezes penso na voz, na minha e na dos outros. Quanto ela me fala dos seus donos. Mas fico muitas vezes imaginando as vozes das pessoas que não conheço, como a tua.:)
Imagino-te a dizer poesia e só podes ter uma voz clara, bem timbrada, expressiva...certamente ainda não disseste todas as palavras para que serve, mas já a utilizaste muito bem para dizer todas as que vais sentindo. A tua voz sai-te pelos poros e só pode ser uma voz inteira.

Voz...personificação da palavra, descodificação da mente, instrumento valioso de conhecimento e de comunicação...mas há tantos outros, embora isso agora não interesse nada.:)
Cuidemos da nossa!

Anónimo disse...

Por que não o Dia da Honestidade?

Nilson Barcelli disse...

Há muitos dias, de facto.
Mas a voz é isso tudo que tu disseste.
Nunca bebi chá de perpétuas roxas, será por isso que a minha voz não dá para cantar?
Bom fim de semana.
Beijos.