reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

sexta-feira, dezembro 01, 2006



Restauração do 30 de Novembro de 1640

Num exercício de profundíssima introspecção, hoje tentei perceber o sabor que a nossa vida teria se ainda hoje fôssemos espanhóis. Saí de casa com este sentir e com o olho atento ao que ia fazer: compras. Sinal de subtracção de dinheiro. Na carteira os poucos euros tinham cara e coroa de D. Juan Carlos. Não havia dúvida estava a correr bem! Podia continuar a esforçar-me, pois tudo estava a meu favor.

Passo pelo Corte Inglês cá do sítio, mas não entro, vou para o comércio tradicional, sentir a cidade, imaginá-la há 400 anos. Numa das praças principais espero dar fé a todas as bancas, regatear, sentir odores perdidos nas memórias escritas, rir exageradamente com grupos de animação burlesca, assistir a brigas com arruaceiros dados à pilhagem de galináceos, reconhecer as pegadas dos Filipes por terras lusitanas...o descontentamento, a revolta no ar... fecho os olhos, vou dobrar a esquina.

Hei-la à minha frente!

ZARA... BERSKA... MANGO... STRADIVARIUS... CELTA...CORTEFIEL...não ouso olhar mais. Recuo...espreito de novo.

BANESTO...SANTANDER...BANCO BILBAO VIZCAYA...!Meu Deus estou em Espanha, vivo como espanhola!

Perdi-me nas horas. Preciso de levar pelo menos a fruta. Comprei à pressa o que me pareceu ter bom aspecto...tão tarde, o peixe para grelhar! Olho de relance para as etiquetas do supermercado. A fruta também é espanhola...que maçada, não posso voltar atrás! Fartei-me do exercício a que me tinha proposto.

No regresso, roo uma maçã para o caminho, entretendo o estômago e as mãos sem cigarro. Não sabe a nada...puxo pela água do LUSO e bebo...bebo, até me sentir saciada!

Sem comentários: