reflexos de vida no silêncio espelhado da água. fragas de vidro em descontinuidades do olhar ...

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Quem pega o touro pelos cornos?

Miguel Acevedo

Eu até nem gosto de touradas!


"O secretário de Estado da Educação anunciou hoje que, até finais de 2007, vão encerrar «pelo menos mais 900 escolas» do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do processo, em curso, de reordenamento da rede escolar.
Segundo Valter Lemos, o encerramento destas escolas assentará em dois critérios: ou terem menos de 20 alunos e uma taxa de sucesso escolar inferior à média nacional, ou então possuírem menos de 10 alunos.
O governante acrescentou que foram estes mesmos critérios que levaram ao encerramento, em 2005/2006, de 1.500 escolas primárias em 212 concelhos portugueses.
Dados hoje divulgados pelo Ministério da Educação (ME) dão conta que estas 1.500 escolas acolhiam um total de 11 mil alunos, que foram transferidos para 847 escolas «acolhedoras».
Para uma escola poder ser considerada «acolhedora» tem que funcionar em regime normal (de manhã e de tarde), garantir almoço e assegurar transportes."

Duas destas 900 escolas são do meu concelho. Gostava eu de saber onde é que vão meter aquelas crianças( 30) numa escola, que será a minha( não há outra) e que se encontra a rebentar pelas costuras. Nem uma sala vaga. Irão fazer regime duplo? Aqueles alunos têm escolas acolhedoras e bem equipadas, em regime normal, que possuem serviço de almoços e têm actividades de prolongamento. Com a deslocação para a sede do concelho perdem o conforto e a tranquilidade a que estão habituados e sobrecarregam a autarquia com os transportes escolares, que já são insuficientes.

Construam primeiro Centros Escolares dignificantes para quem neles trabalha e estuda e depois façam as remodelações na rede escolar( que poderá até ter aspectos positivos). Não mandem o barro à parede à espera que o agarrem. Quem se lixa é o mexilhão...sempre!

1 comentário:

JP disse...

Vamos perdoar...
nesta santa quadra!
Esquecer os chifrudos e os males do mundo, melhorando um pouco de tudo o que nos rodeia. Começar talvez pelo nosso bom humor e dedicação.
Uma palavra de esperança, que espero seja tão agradável, como o beijinho que deixou cair no meu sítio.

Um beijo