
Máscaras de mim
Olho-me ao espelho. Vejo o meu rosto. Um rosto ainda jovem, que na tarde quente da vida, me acompanha com um frescor e um viço serenamente maduros. Narcisista, eu? Nem um pouco.
Vagueio pela casa agora vazia. Fotografias antigas interpelam-me. Pego-lhes com cuidado para não perturbar a serenidade daqueles momentos. Instantes cristalizados no tempo, vidas que já vivi espalhadas pela casa. Rostos jovens que já tive. Um retrato meu, feito a carvão, acorda-me memórias de crianças enérgicas e felizes que me invadiram de esperança e de sonhos durante quatro anos. Dádiva de ternura. Gratidão minha.
Outra vez o espelho me atrai. Aventuro-me na imaginação. Engendro um rosto sulcado por rídulas, rugas, sulcos. Mapa de decadência celular e de força gravitacional inevitáveis. Consegui. Estou perfeitamente velha. Procuro manter o brilho irreverente nos olhos. Isso é essência em mim.
A presença daquelas duas matriarcas, deixara-me assim. Narcisista eu? Nem um pouco.
7 comentários:
Sempre o eterno problema das mulheres 'como não envelhecer'.
Embora todas tenham a vontade de vêr um dia os netos, de vêr um dia como ficam belas mesmo na altura em que 'descem a montanha', logo surge o mais importante, como não envelhecer. Então é vê-las calcorreando tudo o que apresenta a 'mézinha' milagrosa que contraria o tal efeito da gravidade.
Envelhecer é tão bonito, pena é que normalmente está associado à perca de qualidade de vida, então aí sim 'encharquemo-nos' de narcisismo porque se trata da 'mézinha' para os danos que se avizinham(de alma e fisico)
Não seremos todos um nadinha narcisistas? Não teremos todos medo de envelhecer? Se assim não fosse, como é que as ditas "mezinhas" milagrosas teriam tanta procura?
Quando encontrar o elixir da juventude, mando-lhe um pouco...
Será que não está neste blog, mascarado sabe-se lá de quê?!
Introduzindo o factor "relatividade":
Em que medida os "outros/outras" poderão constituir um espelho, reflectindo uma parte (maior ou menor) de nós?
O problema aqui não é como não envelhecer, mas acima de tudo como saber envelhecer e até que medida a vida nos vai dar essa saboderia e a saúde para o fazermos de uma forma serena e personalizada...sempre.Saber aceitar as rugas, dar-lhes talvez nomes, reflectirmos sobre o que aprendemos com os momentos em que elas emergem e se cravam em nós( na cara e na alma),é uma forma saudável de fazer o nosso percurso.
O que me preocupa é perder a essência. Daí o brilho dos olhos ser chama vital, denunciadora e anunciadora de gosto pela vida e do prazer de a partilhar com quem caminhou ao nosso lado.Ausência de azedume, presença activa de um espírito que se quer, esse sim, manter jovem e atraente...sempre.Por esse quero lutar!
Mas se tiverem mezinha para rosto e corpo,não sejam egoísta partilhem comigo. Narcisista eu? Nem um pouco!
O narcisismo parece-me um tema com interesse porque faz parte da nossa cultura e, possivelmente da nossa essência como seres humanos. Eu considero-me narcisista o suficiente para gostar de mim. Gosto de sentir as mudanças que se têm verificado ao longo dos anos, muito para além do que a idade nos pode proporcionar. É engraçado aprender a tirar partido de uma realidade que se vai alterando e acredito que a máxima de que "a beleza não tem idade", tem qualquer coisa de verdadeiro.Como é que alguém se pode sentir bem se não gostar da sua pessoa?
Em resposta à questão que me colocou:
"Como faço para adicionar um clipe de áudio ao meu perfil?
Primeiro, use o Audioblogger para postar um arquivo de áudio no seu blog.
Em seguida, edite a postagem criada pelo Audioblogger para ver o URL do arquivo mp3 que você criou.
(se não quiser que a postagem de áudio apareça no seu blog, você pode transformá-la em Rascunho)
Clique com o botão direito no URL para copiá-lo.
E, finalmente, edite o seu perfil e clique com o botão direito para colar nele o URL do arquivo mp3.
Para concluir, clique em Salvar, na parte inferior da página.
Observações:
- você pode criar links para arquivos de áudio em qualquer endereço, desde que o servidor permita link externo
-são suportados os seguintes tipos de arquivo: mp3, ogg, wav, aiff, aac "
Texto existente (com imagens) em :
Página inicial da Central de Ajuda > Princípios básicos do Blogger > Perfis
Regato generoso...já sem dúvidas!
Agradeço as informações que me deu e fico-lhe grata pela disponobilidade e prontidão.
Sempre ao seu dispor.
Enviar um comentário